14.9.12

Tête-à-tête

Hoje não vai ter foto no post. Hoje eu quero falar! Vamos conversar? Sério? Conversar sério!
Já há um tempo eu queria falar algo sobre fotografia, sobre o que eu, e somente eu, penso sobre fotos, fotógrafos e fotografia. Mas por preguiça e sem querer ser chata ou polêmica, eu fui adiando e adiando.
Só que hoje eu tô afim de me expressar, e escrevendo é o único jeito que eu consigo fazer isso usando as palavras certas e sem chatear ninguém. Mas nesse caso acho que algumas pessoas vão ficar, medindo ou não as palavras.
É o seguinte: eu não sou fotógrafa. Não sou e nem quero ser. Eu sou bióloga (quase) e é só isso que eu sei ser na vida. Não tenho nenhuma veia artística neste meu vasto sistema circulatório, não sou constantemente perturbada por emoções incontroláveis que eu precise manisfestar para não enlouquecer. Não. Minha mente é bem limitada entre bonito e feio, legal e chato, bom, ruim e às vezes mais ou menos.
Eu não sou artista. Mas também não sou burra. Eu acho que sei, bastante bem, diferenciar talento de...disso que vou falar agora.
O que eu sei é que em qualquer fórum de fotografia, sites/blogs quase que 100% dedicados ao tema, todo mundo vem com a mesma historinha: não é a câmera que faz o fotógrafo, o fotógrafo faz a câmera, blábláblá. Até um certo ponto isso é verdade. Mas esse certo ponto não se aplica pra todos os casos. Essa frase só é válida, na minha opinião, quando a gente fala de grandes (ou até pequenos desconhecidos) fotógrafos que tem O talento pra fotografia. Essa gente que com uma pin-hole e um chiclete amassado na calçada consegue fazer uma foto fantástica. Mas posso ser sincera? Esse não é o meu caso. Esse não é o meu caso e de, no mínimo, 70% das famosidades (ou não) internéticas que têm por aí.
É, e galera fica tristinho (mimimi) quando a meninada fala "sua câmera tira fotos muuuito legais coraçãozinho S2!".
Vamos todos ser sinceros: pegue sua câmera semi-profissional que você chorou pro seu pai comprar pra você, porque você queria ser a próxima it blogueira e ganhar muitos dinheiros e fãs, e tire uma foto do seu look do dia, ou da sua torre eiffel, ou moleskine,  sua coruja de estimação, sei lá o que a meninada tá curtindo hoje dia. Tirou? Ficou legal né? O fundo desfocado e pá. Super fotógrafa profissional! Uhul! Agora tira uma foto dessa mesma coisa usando aquela câmera velha que você esqueceu na gaveta. Aquela de 5 megapixels que era o must have em 2005. E aí? Super sem graça né? Parece sem brilho, meio sujinha até...com cara de "gente que não entende de fotografia". Mas ué? Não é a mesma coisa que foi fotografada? Uééééé.....
O que eu quero dizer é que tem muita gente aí considerando o que eles fazem uma ARTE, uma mostra do seu TALENTO, quando na verdade é só uma mais uma foto (de torre eiffel) na internet. Eu não sei você, mas pra mim fotografia pra ser arte tem que ser muito mais do que tirar lindas fotos de coisas lindas. Assim é muito fácil suas fotos saírem super legais, ainda mais se você estiver acompanhado de uma boa lente. Sim, a lente. Não importa se sua câmera é uma Canon Rebel ou uma Mark 5D (pra por na internétchi e todo mundo dar like e considerar você o fotógrafo mais foda, tá? Pra trabalho DE VERDADE importa sim.). A sua lente sim, importa. Isso e uma noção mínima de composição e pronto, você pode fazer a mesma coisa que muita gente tá fazendo no mundo virtual.
Eu sei, porque esse é o meu caso. Eu adoro as fotos que eu posto aqui, porque elas são fotos bonitas, de coisas bonitas, tiradas com uma ótima câmera, obrigada. Mas elas não são brilhantes, magníficas, uma obra de arte e se alguém um dia me chamasse para um trabalho de fotografia eu riria na cara desse alguém.
Quando eu comparo minhas fotos tiradas com a minha Yashica com as fotos da minha samsung tosquinha... é muita diferença. Não tem nem como comparar! E olha que uma é analógica e a outra digital e, mesmo quando eu uso um filme ISO 400, exposição relativamente alta e a foto fica cheia de ruídos, ficam melhores que as minhas fotos com a digital compacta.
Então quando alguém vier com papinho pra você de que "não é a câmera que faz o fotógrafo etc...", por favor, tenha senso crítico e veja se quem merece o crédito é mesmo a pessoa. Porque olha, em muitos casos que eu vejo por aí eu dou o crédito todinho pra câmera..
E não tem problema algum você querer fazer um blog/flickr/tumblr pra postar as fotos dos seus looks do dia, das suas milhões de torres eiffels, do seu gatinho,cachorrinho, dizer que ama fotografia desde sempre 2011, o que for. Por favor, faça. A internet tá aí pra isso! Mas fica a dica: a moda muda. Enquanto você tá aí fotografando sua torre eiffel, a galera tá em outra! Tá sei lá, fotografando minis cabines telefônicas...


Uffff! Desabafei minha gente! Eu poderia desenvolver bem mais esses pensamentos...mas e a preguiça?
E só um adendo, o próximo post vai ter fotos, e eu espero que sejam da minha "nova" câmera Olympus trip35 uhul! Mas isso só se eu conseguir revelar o filme a tempo e o tal aplicativo do meu celular que parece servir pra digitalizar fotos de filme prestar. Caso contrário eu posto as fotos da minha, também nova, Canon T3. Ieeei! Sou eu entrando pro mundo da fotografia digital! (e nem tive que pedir pro papai!)


4 comentários:

Cristine Aleixo disse...

Que post revoltado, mas eu até que concordo com você. Porque eu tenho uma compacta e me sinto uma mer@# por não tirar fotos boas e o pessoal vem com esse papo, é o fotógrafo que faz a câmera, e tem uma profissa. Isso, ai. Fala mesmo, coloca a boca no trombone!

Andrea disse...

Também concordo com você sobre esse mimimi de "o fotografo que faz a foto e não a câmera". Engraçado que quem mais fala isso são aqueles que sempre querem uma lente nova, uma câmera mais moderna ou sei lá o que. Mas pq n ficaram com as suas compactas, já que são super fotógrafos e não precisam de super câmeras pra isso??
Eu confesso que se pudesse tinha uma 5D e todas as minhas lentes seriam da série L, mas como eu tenho que trabalhar e literalmente suar pra comprar minhas tranqueiras (já não basta morar com os pais ainda, eles também têm que custear seu hobbie?? não os meus...) fico com o que eu já tenho mesmo. Além disso, como você falou, não quero trabalhar com fotografia então as vezes prefiro gastar com outras coisas...

May disse...

Confesso que você tirou palavras da minha boca, eu tô cansada de keep calm , londres , whatever... Já está ficando muito repetitivo, nem tem mais graça.
No meu caso eu estou satisfeita com o que eu tenho de equipamento, mas tenho que falar que minha primeira semi profissional mudou totalmente as minhas fotos, eu ainda tenho ela e só comprei outra pq meus pequenos bicos fotográficos pediram. Mas nunca tive o que reclamar.
Só que agora com esse BOOM fotográfico está ficando meio chato e fútil.

Taís Ronchi. disse...

Pelo visto você não está sozinha nessa. É impressionante, hoje eu estava falando disso, está pra sair a "legalização" da profissão (Fotógrafo) e eu comecei a pensar: Isso é ótimo para quem quer realmente seguir essa linha (eu, por exemplo), como uma mera estudante de publicidade e apaixonada por fotografia, você percebe que o mundo não te vê como um profissional, te vê como uma pessoa que gosta de tirar foto, que gasta com equipamento, com tratamento e com o caralho que for, só pra tirar uma fotinha.
E aí você luta, luta. Faz um freela aqui e não ganha nada, porque a sua arte não é reconhecida mas é ISSO QUE VOCÊ AMA, então, foda-se vamos continuar. Luta mais um pouco e consegue um outro freela e te pagam em cervja. NOSSAAA. *-*
Você entra na internet e a "Geração Y" só copia e cola, mas no fundo, não teve bagagem, não teve influencia, não respirou a arte.

Eu me orgulho por ter um blog e não ser o 'top' de comentários, de ter flickr e não ter 734648765894 explores.

Um dia alguém ainda vai me entender...

Postar um comentário